
Devo separar fotos na internet para levar no dia do ensaio?
Compartilhe
Vez ou outra algum casal me pergunta, ou mesmo aparece no dia do ensaio com algumas fotos que pegou na internet para reproduzi-las em sua sessão. É comum que isso aconteça, afinal, é claro que você quer que seja tudo perfeito e, como a maioria das pessoas nunca fez um ensaio, é normal que sintam uma pitada de ansiosidade e insegurança. Neste artigo, quero te mostrar que você não precisa se preocupar muito com isso e que a responsabilidade de tirar grandes fotos do casal, é na verdade do fotógrafo. Se liga nas dicas:
# Cada um tem seu estilo
Sempre digo que cada um é único no mundo. Por isso mesmo, dois ensaios feitos no mesmo local, mas com casais diferentes, podem gerar resultados completamente distintos. Então tentar copiar aquela foto que ficou legal com aquele casal que você viu na internet nem sempre pode funcionar muito bem. São pessoas, locais, características e até mesmo "vibes" diferentes e qualquer tentativa de cópia deste momento pode soar como não natural. Então a melhor foto vai ser sempre a que mostra vocês, como realmente são!

# A verdade nas fotos é mais impoprtante
Eu mesmo quando iniciei na fotografia, por inexperiência e um pouco de insegurança, levava para os ensaios muitas imagens para replicar as poses com os casais que eu ia fotografar. Acontecia que quase sempre o resultado não era satisfatório. Levei um tempinho para perceber que o que faltava na fotografia era a verdade do casal. Que não dava para fingir que estavam se divertindo, a não ser que estivessem realmente se divertindo. Tudo ali precisava ser de verdade. Então sempre digo aos casais que, a menor das preocupações no ensaio, devem ser as poses. Tire o dia para se divertir e tudo irá fluir naturalmente!
# Não procure poses, procure estilo
Você pode e deve utilizar a internet para descobrir qual o estilo de fotografia você quer no seu ensaio.
Talvez você goste de fotos mais posadas, ou quem sabe, mais espontâneas. Mas ter isso em mente vai fazer total diferença na hora de escolher o fotógrafo ideal. Não faz sentido contratar um fotógrafo que mostra ensaios posados em seu portfólio e esperar que ele entregue fotos espontâneas, por exemplo. É fundamental que você veja no portfólio dele, exatamente o que você quer ver em seu ensaio.

Se você gostou desta matéria, se tem alguma sugestão ou mesmo uma história pra contar, deixe seu comentário. Seu feedback é muito importante para mim! Te aguardo nos comentários!